O Carnaval 2023 está chegando ao fim e a redução das ocorrências graves demandadas aos módulos de saúde instalados nos circuitos da folia tem sido a marca da festa. Entre às 05 horas da segunda-feira (20) até as 05 horas desta terça-feira (21), foram contabilizados 729 atendimentos nessas estruturas municipais, um quantitativo 43% menor em relação ao mesmo período de 2020, quando foram somadas 1.269 ocorrências.

A diminuição dos episódios de violência nas ruas é a principal responsável pela queda dos atendimentos nos postos de saúde. Nesta segunda-feira de Carnaval (20), o número de casos de agressões físicas teve uma redução significativa de 68% comparando os dois carnavais (2020 e 2023). Essa redução também impacta diretamente na redução dos traumas de face. Nesse 5º dia oficial de festa foram contabilizadas 34 intervenções bucomaxilofaciais, um decréscimo de 73% quando comparado à 2020 (125 ocorrências). Também não houve registro de procedimentos cirúrgicos nesse 5º dia de folia.

“Os indicadores atestam o clima de paz nas ruas, e podemos também atribuir esses dados da Saúde ao planejamento e trabalho conjunto dos diversos órgãos municipais. O investimento da Prefeitura na revitalização do Campo Grande diminuiu a concentração dos foliões em um único circuito o que, consequentemente, reduz as tensões entre as multidões e cordeiros, por exemplo, que algumas vezes resultam em brigas. Podemos citar também os trabalhos educativos e de prevenção desenvolvidos pelas Vigilâncias e da SEMOP para evitar a comercialização de bebidas artesanais e a entrada de arma branca nos circuitos. Enfim, são ações realizadas nos bastidores que estão nos ajudando a promover o Carnaval mais tranquilo dos últimos tempos”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Saúde de Salvador.

Mais números – O circuito Dodô (Barra/Ondina) respondeu por 469 atendimentos, o Circuito Osmar (Campo Grande) por 214, o Batatinha (Pelourinho) por 35 e o Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) por 11. Os atendimentos de natureza clínica – intoxicação alcóolica, tontura, náuseas, dor de cabeça – continuam sendo a principal causa das admissões nos postos com 598 casos. Também foram registradas 34 intervenções bucomaxilofaciais, 43 traumas ortopédicos e 36 acolhimentos de enfermagem.

Atendimentos nas ilhas – Pela primeira vez no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde montou postos de atendimentos nas ilhas de Salvador. Nesta segunda-feira (20), as três unidades registraram 43 acolhimentos. Todos os atendimentos foram de natureza clínica e considerados leves. Foram 10 ocorrências nos postos de Bom Jesus dos Passos, 14 na Ilha dos Frades e 09 na Ilha de Maré. Apenas um paciente necessitou de transferência hospitalar para cidade de Madre de Deus para realização de exames complementares.  As unidades das ilhas contam com o apoio de duas ambulanchas do SAMU para remoção dos pacientes que necessitarem de transferência para rede hospitalar. As unidades das ilhas contam com o apoio de duas ambulanchas do SAMU para remoção dos pacientes que necessitarem de transferência para rede hospitalar.

Balanço acumulado – Das 18 horas da quinta-feira (16) até as 05 horas desta terça (21), os Módulos Assistenciais registram 3.380 atendimentos. O número é 28% menor que o contabilizado no mesmo período de 2020, quando 4.688 ocorrências foram contabilizadas.