Os foliões que vão curtir o Carnaval em Salvador ainda podem reforçar a prevenção contra covid-19 em pontos estratégicos da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), segue com a ação até esta terça-feira (6), com o objetivo de garantir um pós festa sem aumento de casos.

Para isso, desde o dia 17 de janeiro foram preparados pontos fixos e volantes em lugares de grande fluxo, incluindo a orla de Salvador, onde baianos e turistas aproveitam para se refrescar nas praias e pontos turísticos. Até o momento, mais de 9.200 doses de vacina bivalente foram aplicadas.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, reforça a importância de completar o esquema vacinal. “Nada melhor do que aproveitar o carnaval protegido, garantindo o cuidado coletivo de todos que também vão curtir a festa. Estamos nos últimos dias dessa super operação que durou 21 dias e contou com a parceria da Sesab, nos antecipando para evitar notificação de casos, principalmente os graves. Essa prevenção fará também toda diferença no pós-folia. Importante destacar que as vacinas continuam disponíveis nos nossos postos de saúde”, destacou.

Quem pode ser imunizado com o 1° reforço da bivalente? (Liberação em caráter temporário até 06/02/2024):

Indivíduo com 12 anos ou mais com esquema primário (D1 e D2), que não recebeu o reforço da bivalente em 2023 e que possui intervalo mínimo de 4 meses de recebimento da última dose do esquema primário (D2).

Públicos habilitados para o 2° reforço da bivalente:

indivíduos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos de 5 anos ou mais, trabalhador de saúde, população quilombola, ribeirinhos, pacientes com comorbidades, indivíduos que vivem em Instituição de de longa permanência e os trabalhadores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua.
ATENÇÃO: Para recebimento de qualquer dose será avaliada a caderneta de vacina para cumprimento dos critérios de imunização, como intervalos preconizados.

O que levar? Caderneta de vacinação e documento original com foto.

06 de fevereiro (terça-feira):
Ponto fixo:

Shopping Bela Vista – 9h às 16h

Postos de saúde:

UBS Edson Teixeira (Pernambués)
UBS Professor Bezerra Lopes (Liberdade)
UBS Maria Da Conceicao Santiago Imbassay (Pau Miúdo)
USF Ilha de Bom Jesus
USF Ilha de Paramana