Hiv_tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando e qualificando a rede de atendimento e tratamento aos portadores de Tuberculose, doença que coloca Salvador em 7º lugar entre as capitais em casos registrados.

E para discutir as políticas, assistência e ações de promoção à saúde, a Comissão de Tuberculose do Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveu nesta terça-feira (22), o II Seminário de Tuberculose e Co-infecção HIV-AIDS, no auditório da Faculdade da Cidade, no Comércio.

Segundo Douglas Miranda, representante do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, é necessário combater as causas de infecção da doença para que as ações de saúde sejam mais eficazes. Um dos destaques citados no encontro foi o Distrito Sanitário de Pau da Lima, cuja atuação de voluntários através de ações pontuais na comunidade vem contribuindo para a diminuição de casos na região.

O acompanhamento dos portadores de HIV/AIDS, sintomáticos de tuberculose também foi abordado no evento, ressaltando-se as práticas de redução de danos a esses pacientes. Hoje, a Secretaria Municipal da Saúde conta com 113 unidades de acolhimento e apoio aos portadores de Tuberculose.