A II Semana de Investigação das Hepatites Virais termina nesta sexta-feira. Desde o último dia 12 de setembro foi intensificada a realização de exames de sangue em 26 postos de saúde, das 09 às 12 horas, contribuindo para estimular a detecção da doença entre os pacientes. Isso porque a hepatite, que é a inflamação do fígado, é uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas. (lista de postos).

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Os resultados serão divulgados em 15 dias pelo Laboratório Municipal e os pacientes que tiverem resultado positivo serão encaminhados para atendimento no Serviço Municipal de Atendimento Especializado, na Liberdade.

Para o atendimento, basta apresentar o Cartão Municipal da Saúde ou RG, além da solicitação para os exames que também está sendo distribuídas nas unidades de saúde.

A hepatite pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Quando os sintomas aparecem os mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Segundo o Ministério da Saúde, bilhões de pessoas no mundo já tiveram contado com vírus das hepatites, sendo que milhões são portadores crônicos.