Acontece nesta terça-feira, 27, em Salvador, o II Encontro Técnico de Leptospirose. O evento será realizado no Hotel Sol Barra, de 8h às 17h, e contará com a participações de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Distritos Sanitários de Salvador e COAPS, ligados à Secretaria Municipal da Saúde.

O objetivo do encontro é divulgar o novo guia de diagnóstico e manejo clínico da leptospirose e as linhas de ações do Plano de Contingência para leptospirose aos parceiros da vigilância, assistência e controle de Salvador e outros dez municípios do estado.

Durante o evento serão apresentados o perfil da leptospirose na Bahia e em Salvador, manejo clinico e novos conceitos para leptospirose, proposta de ação da assistência, a proposta de ação do CCZ e outros.

A leptospirose é uma zoonose cosmopolita, com alta incidência associada às condições de pobreza e variações sazonais. Em 2009 a Bahia registra um aumento significativo nos índices de agravo (letalidade de 16%). A elaboração do Plano de Contingência para a leptospirose em Salvador, que corresponde a 57% dos casos do estado, visa definir diretrizes básicas, responsabilidades e competências no enfrentamento da doença, e servirá como modelo para outros municípios do estado com alta incidência de leptospirose.