A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nestas quarta-feira (24) e quinta (25), das 08h às 18h30, em formato virtual, o II Encontro de vigilância em Zoonoses do CCZ de Salvador. No total, serão dezoito atividades de palestras, com temas diversos em saúde, e participações de multiprofissionais da pasta, além de parceiros e convidados,

O evento que conta com o apoio da Faculdade Bahiana de Medicina, e do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), visa o compartilhamento de saberes, discutindo temas relevantes acerca da Vigilância das Zoonoses, das arboviroses e dos animais peçonhentos. De acordo com o Chefe do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses/SMS-CCZ, Pericles Pires, os temas das palestras, bem como os profissionais que as ministrarão, foram pensados estrategicamente diante do cenário de Salvador no que tange o controle das arboviroses, zoonoses e animais peçoenhentos, e acontecem de forma permanente para a qualificação das práticas, numa construção coletiva e contínua.
“Nos dedicamos a realizar um evento interestadual e interinstitucional, primando pela troca de saberes e experiências, dada a importância dos serviços que prestamos para a população. São dezoito palestras cujos temas refletem os desafios nas ações de Vigilância do CCZ no cenário da pandemia e também os avanços obtidos com as diversas atividades de prevenção e controle desenvolvidas pelo CCZ de Salvador” destaca.

O Secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, e a Diretora de Vigilância em Zoonoses, Andrea Salvador, farão a palestra de abertura do evento, com o tema “A importância do II Encontro de Vigilância em Zoonoses do CCZ de Salvador- Ba”. Segundo Prates, investir em educação e mobilização social para conscientizar e informar a população, tem sido uma das práticas contundentes adotadas pela gestão.

As inscrições para a participação no evento que acontecerão na plataforma Zoom estiveram abertas até o último dia 21. Os inscritos receberão via e-mail os links das apresentações. Na Programação, uma série de palestras com temas que reforçam os aspectos do trabalho desenvolvido no âmbito do CCZ, debatendo questões inúmeras que atravessam a concretização das atividades e ações de controles na capital baiana.

Confira alguns temas e parte da programação:

Palestra Magna: A importância das Zoonoses para a saúde humana e a perspectiva da saúde única. (Dr. Denizard André de Abreu Delfino – Médico Veterinário, GT-Saúde Única, CGZV/DEIDT/SVS/MS);

Palestra: O impacto da Covid-19 nas ações de Vigilância em Zoonoses
(Dr. ª Andréa Salvador de Almeida – Médica Veterinária / Diretora de Vigilância à Saúde – DVIS/ SMS/Salvador- BA);

Palestra: Ações estratégicas de vigilância entomológica e controle vetorial do Aedes aegypti realizadas pelo CCZ de Salvador – BA. (Cristina Guimarães Santos – Bióloga/ Subcoordenadora de Ações de Controle e Arboviroses – CCZ/Salvador);

Palestra: A Leptospirose como uma zoonose negligenciada (CCZ de São Paulo)
(Dr. Eduardo de Masi – Coordenador do Núcleo de Vigilância, prevenção e controle de Fauna Sinantrópica – Divisão de Vigilância de Zoonoses São Paulo (DVZ/COVISA));

Palestra: Vigilância e Controle da Leishmaniose no Estado da Bahia (Silvia Letícia Cerqueira de Jesus (SESAB/DIVEP) – Enfermeira/ Referência Técnica do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Leishmaniose);

Palestra: Estratégias de Educação Permanente em Saúde na SMS de Salvador
(Melícia Reis – Assistente Social – Subcoordenadora de Capacitação/CGPS-SMS) / Rosângela Fontes – Técnica da CGPS-Capacitação).
[13:09, 23/11/2021] Roy Rogeres: !@Lélia aprovada por Péricles Pires – Chefe do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses/SMS-CCZ