sobenfeeProfissionais que irão participar do Congresso

Caros Colegas,

No período de 27 a 30 de maio de 2009, realizaremos o II Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas: “Feridas que Falam, Feridas que Calam”, em Salvador-BA. O evento acontecerá juntamente com o 2º Congreso Ibero-latinoamericano sobre Úlceras y Heridas, – cuja 1ª edição aconteceu em novembro de 2008, em Tarragona, na Espanha, assim como o 1º Encontro de Países Africanos de Língua Portuguesa – o que nos dará oportunidade de conhecer as ações dos nossos colegas africanos, europeus e da América Latina.

Fechamos um acordo com o Ministério da Saúde e com o HemoRio para a realização durante o congresso, do curso “Prevenção e Cuidados em Anemias Falciformes”, direcionado aos profissionais dos Centros de Hematologia participantes do Programa do Ministério da Saúde em Anemia Falciforme.

A temática das feridas, ou lesões, está na nossa prática profissional diária e, para assistirmos nossos clientes/pacientes com excelência, é necessária uma constante busca por novos conhecimentos, bem como o aprofundamento e reciclagem dos saberes que já possuímos.

A educação deve ser permanente, pois as pesquisas na área acontecem diuturnamente e não podemos perder as oportunidades de nos apropriarmos desses conhecimentos compartilhados por aqueles que possuem notável expertise no assunto.

Sob esse aspecto, traremos temas já vistos, porém que fazem parte do nosso dia-a-dia e que, portanto, entendemos imprescindíveis neste fórum. Com efeito, traremos ao debate o diabetes e suas complicações, como o “pé diabético”; as úlceras de membros inferiores e as úlceras por pressão, já consideradas pelo Ministério da Saúde como problema de saúde pública.

Abordaremos, também, em nossas mesas, a integridade da pele, como indicador de qualidade para instituições de saúde e atualizações pertinentes à nossa prática, perpassando pelas feridas em oncologia, infecção, doenças tropicais, coberturas, entre outros.

Acreditamos que compreender o que nos “falam” as feridas e buscar investigar as que “calam”, faz parte do nosso compromisso com os que as possuem. Vê-los de forma integral, alma e corpo, nos permite captar as sutilezas do que, nem sempre está tão evidente. Cabe a nós aceitar o desafio.

Ouso dizer, corrompendo a frase original, mas que cabe aqui, que a pele sã reflete um corpo são.

Então, esperamos vocês em Salvador.

Até lá!

Celeste Dália                                                              Mara Blank
Presidente do Congresso                                            Presidente da Sobenfee

www.sobenfee.org.br