Inaugurado em 04 de abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) é considerado uma ferramenta essencial para o bom funcionamento da saúde pública na cidade. Em seus mais de 04 anos de funcionamento, o hospital realizou mais de 620 mil atendimentos, dentre consultas, procedimentos e cirurgias mais complexas.

Até novembro deste ano, o HMS fez mais de 137 mil consultas ambulatoriais, 203 mil atendimentos de urgências e emergências, mais de 22 mil cirurgias, 45 mil internações e 480 mil exames de imagem. A ala emergencial da unidade é responsável por aproximadamente 85% das regulações ocorridas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Além disso, como uma maneira de desafogar o sistema de saúde, a rede municipal vem realizando no hospital desde maio o mutirão de cirurgias eletivas, que não é considerado de urgência, totalizando até agora mais de 950 intervenções.

Administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e contando com mais de 1.200 colaboradores em sua estrutura, o Hospital Municipal é uma das duas únicas unidades públicas do estado que obteve a certificação nacional de qualidade através de sua eficiência administrativa, que se consolida como referência no tratamento de doenças de alta complexidade e na produção e difusão de conhecimento nos campos do ensino, pesquisa, assistência e inovação.

O HMS realiza esses procedimentos em pacientes adultos e crianças vítimas de traumas, portadores de patologias agudas e crônicas agudizadas. O secretário de saúde Decio Martins destaca que o equipamento é visto como modelo para outros municípios e estados, por conta de sua otimização no atendimento, segurança e confiabilidade nos procedimentos e gestão bem avaliada pelos funcionários e pacientes.

“Temos no Hospital Municipal uma base imprescindível para o nosso sistema. Com ele, o processo de regulação para assistências mais complexas acontece de maneira muito mais rápida. A forma que é ofertada o serviço no hospital demonstra que as equipes que ali trabalham são as mais capacitadas para tais funções, tendo o aparato tecnológico de ponta como grande apoio para a realização destes atendimentos, que acontecem todos os dias. Este balanço positivo só afirma que o HMS oferece o que há de melhor para nossos usuários soteropolitanos do SUS”, afirma.