O Hospital Aristides Maltez (HAM), referência na Bahia para o tratamento do câncer, terá um incremento anual de R$ 14,6 milhões de reais. Foi publicada na última seguna-feira (21), a Portaria 3.024 que institui incentivo financeiro aos estabelecimentos hospitalares que se caracterizem como entidades beneficentes de assistência social na área da saúde e que prestam 100% dos seus serviços de saúde exclusivamente ao SUS.

A liberação do incentivo é resultado das intensas negociações lideradas pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município, com o apoio da bancada baiana no Congresso Nacional. Em fevereiro, o HAM enfrentou uma grave crise financeira, porque os repasses feitos pela Secretaria de Saúde não cobriam todos os serviços prestados pela unidade, os chamados atendimentos excedentes ao contrato.

No dia 06 de março, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha se reuniu com o Prefeito João Henrique, quando foi pleiteado o reajuste do Teto de Média e Alta Complexidade repassado a Salvador. O déficit mensal das verbas destinadas aos hospitais filantrópicos é de aproximadamente R$ 7 milhões de reais.

Uma força tarefa montada pelos Secretários Jorge Solla e Tatiana Paraíso, e pelas próprias filantrópicas continuará mobilizada em busca de recursos para capital baiana. “Temos certeza de que seremos atendidos pelo Ministério da Saúde e teremos nosso teto recomposto. Os serviços prestados por esses hospitais são de extrema importância para toda Bahia, além de serem prestados com extrema eficiência e qualidade. Essa foi a nossa primeira vitória”, comemorou Tatiana Paraíso.