A iniciativa faz parte da programação de atividades de combate e conscientização ao câncer de mama e colo de útero.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Saúde de Família (USF) de Ilha de Maré, promoveu nesta segunda-feira (24) uma caminhada e atividades funcionais com mulheres da Caeira, na comunidade de Praia Grande, em mais um dia de reunião do grupo terapêutico Maré Cheia.

A proposta da ação foi fortalecer a importância dos cuidados que envolvem a saúde integral da mulher, estimulando-as a realizarem o acompanhamento preventivo das mamas e do colo do útero, fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento dos canceres.

“O Grupo Maré Cheia é uma iniciativa da equipe multidisciplinar da Unidade de Maré, que tem como intuito promover o cuidado em saúde com a participação das pessoas da comunidade, especialmente nesse mês de outubro, em que nos dedicamos a uma campanha de grande relevância para a saúde das mulheres”, destacou Jaína Rios, diretora do Provida, responsável pela gestão dos serviços de saúde das Ilhas.

Além da caminhada, as mulheres também participaram de um encontro lúdico com balões rosas e roda de conversa sobre a prevenção, conscientização do câncer de mama e colo de útero, e de um lanche coletivo ao final da atividade.

Na última quinta-feira (20), a USF Ilha de Maré recebeu uma equipe referência da Maternidade Maria da Conceição de Jesus, que tirou dúvidas das gestantes em relação ao parto, acolhimento na unidade de saúde, questões sobre o nascimento e relacionados ao atendimento do serviço social.

A visita é um desdobramento do Projeto “Todas as Mães Importam” (TMI), que ocorre em diversas unidades de Saúde de Salvador e é capitaneado pelo Hospital Albert Einstein, que monitora ações pela segurança e qualidade da assistência obstétrica e neonatal.

A programação também integra o conjunto de ações que envolvem os serviços de atenção e cuidado das mulheres das ilhas da capital.

Confira a programação completa do Outubro Rosahttps://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/Programacao-completa-