Durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) no Gran Hotel Stella Maris , nesta terça-feira (09), a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Salvador (CIEVS), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Wanderley Cardoso, recebeu homenagens especiais: uma das salas do evento foi batizada com o seu nome, além disso, recebeu flores e palavras de reconhecimento pelos serviços prestados no âmbito da saúde municipal.
Com o currículo consagrado, Cristiane Cardoso é doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto de Pesquisa Gonçalo Moniz – FIOCRUZ; mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador. Ela atua na área de Saúde Pública desde 1991. Na SMS, esteve coordenadora de Controle e Avaliação, Chefe de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, e chefe de Informações em Zoonoses e Coordenadora de Zoonoses.

Além disso, faz parte da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), e atua como pesquisadora colaboradora do Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – FIOCRUZ em estudos de doenças infecciosas com ênfase nas arboviroses e emergências em saúde pública. “Receber essa homenagem é uma honraria muito importante porque simboliza o reconhecimento por todos esses anos de aplicação prática dos conhecimentos e de todo processo de construção e fortalecimento do SUS. Fiquei feliz e orgulhosa, e divido, com gratidão, entre toda minha equipe de trabalho no CIEVS”, celebrou.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, comentou que “enquanto professora e alguém que acredita no poder de transformação social e profissional da educação, fico feliz em ver uma gestora da saúde municipal conquistando admiração e reconhecimento na área, pois a própria trajetória mostra que é um profissional que faz a diferença na sociedade e merece ser homenageada porque certamente inspira outras pessoas pelo exemplo”, declarou.

Este ano a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia tem como tema “Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Atenção Básica”, e segue acontecendo até esta quarta-feira, 10 de maio, no Gran Hotel Stella Maris (Praça Stella Maris, 200 – Stella Maris, Salvador – Ba).