Aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), o Fórum de Debate “Movimento Doe Vida Salvador: O Dia pela Vida Salvador”, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal.

No evento, organizado pelo Movimento Doe Vida, foram abordados temas como doação de sangue por homossexuais, a importância da doação sanguínea e medula óssea, a anemia falciforme na Bahia, além da necessidade de investir em exames que detectem anomalias sanguíneas pouco conhecidas, a exemplo da Deficiência de G6PD, que atinge mais de 11 mil crianças na Bahia e poucos médicos sabem diagnosticar.

 

Depois de Belo Horizonte e São Paulo, essa é vez de Salvador receber a campanha. “Nossa meta é ampliar a coleta de bolsa de sangue, conscientizar os jovens para que se tornem doadores, fornecer informações sobre o processo de doação de sangue e também de medula óssea e mais ainda, acabar com mitos sobre estes assuntos”, afirma a fundadora e também Coordenadora Nacional do Movimento Doe Vida, Márcia Hauali.

 

O Fórum contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, do fundador da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme – ABADFAL, Altair Lira, do presidente do Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil – NACCI, Clayton Oliveira, além do cantor, compositor e capoeirista Tonho Matéria.

 

A atividade integrou as ações da campanha nacional de doação de sangue, Dia pela Vida Salvador, lançada na última terça-feira (10), no Shopping Iguatemi. No dia 11 de agosto será realizado o Dia D, reunindo diversas personalidades baianas como Carla Parez, Márcio Victor, Margareth Menezes, Magary Lord, Márcia Short, Tuca Fernandes, Tonho Matéria, Tatau, Xandy, Ilê Aiyê, dentre outros.