O primeiro dia do projeto registrou 648 testes rápidos nos circuitos da folia

660 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Este foi o balanço do segundo dia de funcionamento dos módulos de saúde do ‘Fique Sabendo’, neste sábado (18).

Deste número, 4 tiveram diagnóstico positivo para HIV, 15 reagentes para sífilis, 1 para Hepatite C e nenhum caso para Hepatite B. Entre os casos confirmados para Sífilis, oito pacientes aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina – a medicação é exclusiva para esse perfil de paciente; os demais com sorologia positiva são encaminhados para tratamento em unidade da rede municipal de saúde.

“O Carnaval costuma ser um período de alegria e diversão, mas também de grande preocupação com o aumento das infecções sexualmente transmissíveis. A fase primária das doenças, normalmente, se manifesta de forma silenciosa, passando despercebidas na grande maioria das vezes. Por isso reforçamos, em caso de exposição ao vírus, não deixe de fazer o teste. O diagnóstico precoce fará toda diferença no tratamento e recuperação da doença”, ressaltou a coordenadora do Laboratório Central da Secretaria Municipal da Saúde, Olivete Borba.

O balanço do projeto também registrou, pelo segundo dia consecutivo, a predominância masculina no número de atendimentos. Ao todo, 165 usuários buscaram os postos de atendimento nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande) durante a folia, sendo 90 homens e 75 mulheres. Na última sexta-feira (17), das 160 admissões, 90 foram homens, enquanto apenas 50 foram mulheres. Nos dois primeiros do projeto foram realizados 1.308 testes rápidos para detecção de IST’s.

Os módulos do ‘Fique Sabendo’ funcionam das 9h às 21h no Largo da Piedade, Circuito Osmar, e de 10h às 22h na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô. No local, além dos testes, são distribuídos preservativos e lubrificantes em gel.