Com objetivo de levar à população de Salvador serviços de promoção da saúde e cidadania, a Associação de São Jorge Ebé Oxossi, do Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé – Terreiro do Gantois, promoveu no último dia 6 de agosto (sábado), a segunda edição da Feira de Saúde do Gantois. O evento aconteceu das 9h às 17h, no próprio Terreiro do Gantois, e foi organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, através do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho (DSBRV) e da Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga.

A Feira reforça as ações dos espaços de matriz africana no campo social e reafirma o espaço do terreiro como ambiente de promoção da saúde. Ao longo do dia, foram oferecidos serviços como avaliação de cartões de vacina, orientação sobre a doença falciforme, aconselhamento e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição da pressão arterial, orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, orientações sobre planejamento familiar e distribuição de métodos contraceptivos, informações sobre amamentação e administração de Vitamina A, além de avaliação nutricional.

Uma equipe de saúde bucal também participou do evento e fizeram atividades coletivas de escovação supervisionada e aplicação de flúor. As equipes da USF Clementino Fraga ainda apresentaram o mapa da Rede de serviços de saúde e garantir os encaminhamentos e agendamentos para atendimento na Rede, além de fazer avaliação antropométrica para o programa Bolsa Família. O Centro de Controle de Zoonoses também esteve presente no evento para orientar os participantes sobre as ações de combate às arboviroses.