chamada_ilha_de_mareFotos

O trabalho realizado pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB), da Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque no lançamento do Caderno Ambiental de Ilha de Maré, ocorrido no mês passado na Escola Municipal de Praia Grande.

O estudo intitulado de “Diagnóstico da qualidade da água para consumo humano na comunidade de Ilha de Maré – Salvador/BA” apontou um diagnóstico positivo em relação à água fornecida pela Embasa na região, no período de agosto de 2009 a abril de 2011. Participaram como autores do estudo, os Fiscais de Controle Sanitário: Márcio Jorge dos Santos, Luciene Maria Santana Costa , Adriana Pena Godoy  e Maria Cristina Passos Presídio além do Biólogo Luis Henrique Batista Góis.

Entre os aspectos determinantes para a realização dessa pesquisa está o fato de que a ilha apresenta intensa atividade industrial e portuária no seu entorno, o que exige cuidados redobrados para evitar a contaminação da água. Além dos estudos, os técnicos da VISAMB iniciaram uma série de ações educativas nas cinco localidades da ilha (Santana, Praia Grande, Bananeiras, Porto dos Cavalos e Botelho) e a capacitação dos agentes comunitários de saúde como multiplicadores do processo, aliado ao envolvimento dos órgãos ambientais oficiais.

A VISAMB mantém o monitoramento constante na região, que se estenderá também aos estudos no solo. O órgão alerta sobre a necessidade de averiguar a qualidade das águas das fontes, que em alguns casos ainda são consumidas para uso próprio na Ilha de Maré. O levantamento mostrou que há suspeita de riscos de contaminação na área por metais no solo e no ar, mas não na água.

O Caderno Ambiental, foi organizado pela professora Rosiléia Oliveira de Almeida, da Faculdade de Educação da Ufba, e pelo professor Edinaldo Luz das Neves, da UniJorge, e mostra diversos trabalhos realizados em Ilha de Maré ligados às questões ambientais. A publicação é resultado da parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.