Paciente de 16 anos não tinha conhecimento da gestação, se queixou de dores abdominais e deu à luz a um menino de 3,175k kg, com 51 centímetros
O dia 11 de março de 2024 ficará marcado na história da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), do bairro de Brotas, em Salvador. A equipe médica da unidade foi responsável por realizar um parto inesperado após a paciente, de 16 anos, dar entrada com queixa de dores abdominais há dois dias.

“Paciente relatou dor abdominal intensa, do lado esquerdo, e constipação, sendo avaliada pela médica clínica, quando foi solicitado de prontidão raio-x, exames laboratariais e indicado uso de analgesia”, detalha a enfermeira Luciene Passos ao destacar que a paciente negou uma possível gravidez quando questionada pela médica em consulta.

Diante da negativa, a paciente foi encaminhada para sala de medicação, quando foi identificada a evolução no quadro, tendo protusão em região vaginal e rompimento da bolsa amniótica, quando a equipe médica foi acionada. “O parto foi realizado na sala de medicação, sem intercorrências. Para mim foi muito gratificante, foi uma emoção muito grande estar com toda da equipe da UPA de Brotas. Fiquei muito emocionada hoje”, conta.

A equipe foi composta pelos médicos Roberta Veiga, Juliana Andrade e Gabriel Costa, a enfermeira Luciene Passos, as técnicas de enfermagem Damiana Pinto, Ivana Batista, Judice Vale e Ivany Borges, além das pediatras Caroline Schons, Fernanda Ataíde e Luana Couto.

O bebê, do sexo masculino, nasceu com 3,175 kg e 51 centímetros. Após cuidados iniciais à criança e à genitora, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e paciente regulada para Instituto de Perinatologia da Bahia – IPERBA.