Para estimular a doação de sangue e medula óssea, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador através do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF) realizou a XIII Semana de Mobilização da Doença Falciforme entre os dias 23 a 27 de outubro.

A iniciativa contou com a parceria da Fundação Hemoba na sede da SMS, bairro do Comércio, no intuito de provocar os servidores em ajudar a salvar vidas através de doação de sangue e medula óssea. Paralela a esta atividade, as unidades de saúde da rede municipal intensificaram rodas de conversas para disseminar informações sobre a Doença Falciforme e estimular a busca ativa de usuários com diagnóstico precoce ou tardio.

Nos dois primeiros dias de campanha foram registrados 61 candidatos a doadores, 9 cadastros de medula óssea e 62 bolsas coletadas, sendo que uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas, ou seja, 248 vidas foram salvas. A estratégia registrou ainda 219 coletas de eletroforese, exame que detecta a Doença Falciforme, nas unidades de saúde da rede municipal.

“A missão primordial da iniciativa é fortalecer o cuidado as pessoas com doença falciforme e o acompanhamento sistemático dos usuários nos diversos níveis de atenção, além de intensificar a busca ativa de usuários com diagnóstico precoce e tardio sem assistência adequada, divulgar e disseminar o conhecimento sobre doença falciforme para profissionais de saúde e para a população”, explica Djara Mahim, subcoordenadora de Cuidados Transversais em Saúde da DAPS.

A campanha foi encerrada com um Seminário com o tema “Dor na Doença Falciforme”, que teve como palestrantes a médica consultora do Ministério da Saúde, Clarice Lobo; a psicóloga, Aline Monteiro e Guilherme Nicholls, fisioterapeuta. Foram abordados temas como: ‘O Manejo da Dor na Atenção Primária à Saúde’; ‘Sofrimento Psíquico decorrente da Dor Crônica’; além de conteúdos sobre estratégias de cuidados para a qualidade de vida dos pacientes. Este seminário contou com a participação de 78 profissionais de diversas categoria e Associação Baiana de Doença Falciforme (ABADFAL).