A Secretaria Municipal da Saúde, em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, realizou nesta terça-feira (7) uma ação de intensificação de rastreamento da doença, das 8h às 16h, na Praça Marquês Francisco, nos Barris.

A iniciativa aconteceu através da parceria entre a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente lesões e alterações na boca que possam indicar a presença de câncer, uma das neoplasias mais comuns que afeta principalmente a região dos lábios, língua, gengivas e garganta.

Embora seja uma doença que pode ser tratada com sucesso quando detectada cedo, muitas vezes é diagnosticada em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

A vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da ação. “Fortalecer estas ações é essencial para a prevenção ao câncer de boca em nossa cidade. Para além dessa iniciativa extramuro, estamos promovendo um intenso trabalho de cuidado em nossa rede, com palestras sobre a doença, prevenção e tratamento; melhoria no acolhimento e assistência e distribuição de kits odontológicos básicos. Nosso objetivo é garantir uma boa saúde bucal à nossa população”, reforçou a gestora.

A equipe responsável pela ação utilizou técnicas diversas para identificar possíveis sinais da doença. “Em caso de necessidade da realização de biópsia, o paciente é direcionado para uma unidade de referência. Além disso, visando reforçar os cuidados individuais preventivos, para cada um dos presentes também foram oferecidas orientações e informações sobre a importância da realização de exames periódicos, bem como dos hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de boca, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, garantiu a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.

A pedagoga, Iracema Pereira, uma das beneficiadas na ação reforça a importância da iniciativa para a população
“ É louvável esta ação. Parabenizo a Prefeitura pela ação no bairro. Fui bem tratada, foi muito bom. Que continue, pois a população carece destes atendimentos odontológicos para cuidar da sua dentição. Faço trabalho social aqui no bairro e sei a necessidade de cada um. Só tenho mesmo a parabenizar”, declara Iracema.

A data comemorativa foi instituída em 2015 pela Lei n° 13.230, englobando os dias 01 a 07 de novembro como Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, tendo como principais objetivos estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal e apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle da doença, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.