Após quinze (15) dias do início da imunização do público infantil e adolescente contra a Covid-19, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já vacinou 56.064 crianças, entre 5 e 11 anos, atingindo 32% de imunizados. No total, 174.239 estão aptas para receberem o imunizante. Os dados são do Sistema VIDA, extraídos às 08h, desta terça-feira (01).

Entre os jovens de 12 a 17 anos, 93% já estão imunizados. O número expressivo em curto período, conforme o Secretário Municipal da Saúde Leo Prates, é resultado das estratégias implementadas pela pasta que visam dar celeridade a imunização. Apesar disso, para continuar avançando na vacinação deste público, o gestor destaca que os pais e/ou responsáveis devem também ter pressa de ver seus filhos completamente vacinados.

“Apostando na dinâmica, segurança e eficiência, a vacinação do público infantil em Salvador já é destaque nacional, pois estamos unindo todos os esforços para que tenhamos o maior número possível de crianças e jovens vacinados o quanto antes. As aulas estão sendo iniciadas, e quanto mais crianças vacinadas, menos preocupados ficamos todos”, afirmou o titular da SMS.

Nesta terça-feira (01), a 1ª dose Pfizer está sendo aplicada nas crianças com idade entre 05 e 11, incluindo àquelas com comorbidades e deficiência permanente, bem como acontece a repescagem para pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, além da vacinação com 1ª dose de gestantes e puérperas nessa mesma faixa etária.

Vacina Express

Também a partir desta terça-feira (01), a Secretaria Municipal da Saúde passou a disponibilizar o agendamento da imunização domiciliar contra covid-19 para crianças de 06 a 11 anos através da plataforma Vacina Express. A vacinação domiciliar para esse público será realizada com o imunizante Coronavac. No ato da vacina deverá ser apresentada a caderneta de vacinação da criança e o cartão SUS de Salvador.

Crianças com comorbidade e deficiência permanente continuarão sendo imunizadas de forma convencional, no posto de saúde, onde contam com a retaguarda de uma equipe multiprofissional. O imunizante PFIZER não entra na estratégia do Vacina Express por exigir o tempo de espera de 20 minutos pós aplicação, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.

O agendamento pode ser feito no site http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/ .