Dentro da programação do Dezembro Vermelho, mês em que se intensifica ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, chegou a vez do Elevador Lacerda integrar as atividades alusivas ao tema. Na noite desta quinta-feira (02), o equipamento recebeu iluminação especial.

A campanha organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde, e em parceria com a Diretoria de Iluminação da SEMOP, tem o objetivo de chamar atenção para o tema.

Outros pontos históricos da cidade também já integraram a campanha como as Praças da Sé e do Campo Grande.
A campanha também oportuniza a todos envolvidos, sociedade, profissionais e órgão públicos, a reflexão quanto a necessidade de ações efetivas de promoção e prevenção à saúde. Também nos

SERVIÇOS OFERTADOS PELA PREFEITURA

O município de Salvador trabalha todo o ano com prevenção do HIV/Aids disponibilizando diversos serviços à população alvo, como:

Dispensação de insumos e realização de exames, como testes rápidos para diagnostico do HIV/AIDS, e de outras infecções sexuais, como a sífilis e hepatites virais nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e SAE.

Serviços como a oferta de Profiláxia Pré-exposição ao HIV e outras IST (PrEP); assim como a oferta de Profiláxia Pós – exposição ao HIV e outras IST (PEP), 24 h.

As equipes realizam nesses espaços aconselhamento/ assistência a pessoas, incluindo gestantes e crianças convivendo com HIV e outras IST, com equipe multiprofissional.

O público conta com medicamentos antirretrovirais, que podem ser retirados tanto nos SAEs como na UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos*.

Também são dispensados gel lubrificante, preservativos masculino e feminino, para a prática do sexo responsável, como uma das formas da prevenção para essas infecções

Palestras e atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de outras IST`S ocorrem durante o Dezembro Vermelho, contemplando as ações para o enfrentamento da doença. Além do apoio a ONGS e outras organizações da sociedade civil.