Buscando capacitar trabalhadores das Prefeituras-bairros de Salvador sobre primeiros socorros, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, promove treinamento nos dias 17, das 8 às 12h, e 24 de abril, das 13 às 17h, no auditório da base da central do Serviço Móvel de Urgência e Emergência, no bairro Pau Miúdo.

O treinamento já tem as duas turmas fechadas, cada uma com 30 participantes; e terá duração de 4 horas com orientações sobre métodos de prevenção de acidentes e técnicas de assistência. Durante a capacitação será possível interagir com os instrutores com o intuito de facilitar a compreensão, envolvendo linguagem clara e objetiva, além da prática de exercícios.

Os cuidados iniciais têm a finalidade de manter as funções vitais da vítima e evitar o agravamento de estado de saúde, principalmente em casos envolvendo quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações. É essencial que esses cuidados sejam aplicados por pessoas treinadas até a chegada de uma assistência qualificada, o que reforça a necessidade de capacitação das Prefeituras-bairro, já que contam com um grande número de trabalhadores e que também atuam no contato direto com o público.

“Em um momento de emergência, seja um acidente de qualquer natureza ou um mal súbito, contar com pessoas que entendam sobre primeiros socorros pode ser decisivo. Trata-se de procedimentos imediatos aplicados na vítima, de modo a deixá-la estável até a chegada dos profissionais da saúde. Muitas vidas podem ser salvas e traumas e sequelas minimizadas quando o socorro é prestado de imediato. Por isso a importância do entendimento sobre o tema e a habilidade de como manusear as técnicas corretas”, destacou Ivan Paiva, coordenador do SAMU.