logo_hepatites_virais

O Estádio de Pituaçu foi o local escolhido para o dia D de mobilização da Semana Baiana de Divulgação de Hepatites Virais. Neste domingo (29), profissionais de saúde e participantes dos grupos de apoio à doença vão distribuir material educativo para os torcedores que comparecerem ao jogo entre Bahia e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.

O estímulo ao diagnóstico precoce e a conscientização quanto aos sinais e sintomas das hepatites são as principais armas de combate e controle da doença. A vacinação gratuita contra a hepatite B é mais uma aliada ao controle do agravo. Os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população de 0 a 29 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, pessoas imunocomprometidas).

A atividade é uma parceria entre as Secretarias Municipal (SMS) e Estadual (SESAB) de Saúde, Ministério da Saúde, Grupo Vontade de Viver de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais e o Comitê Estadual de Prevenção das Hepatites Virais.

Município – Já na segunda-feira (30) será iniciada a III Semana de Mobilização das Hepatites Virais, nas unidades de saúde de Salvador. Serão realizadas atividades de prevenção, através de palestras e distribuição de folhetos informativos, vacinação contra hepatite B e coleta de sangue para diagnóstico dos sorotipos do vírus. As ações seguem até o dia 03 de agosto.

Os pacientes que necessitem de tratamento serão direcionados ao Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), anexo ao 3º Centro de Saúde da Liberdade, referência para portadores de do vírus HIV e hepatites virais. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, que atua no acolhimento, acompanhamento ambulatorial, social e psicológico do usuário.

·          Postos de coleta da III Semana de Hepatites Virais

Horário de Atendimento: 09 às 12 horas.

É necessária a apresentação do CARTÃO SUS.

Distrito Sanitário Centro Histórico

Centro de Saúde Carlos Gomes

2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora)

19º Centro de Saúde Pelourinho