O Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho está engajado na luta contra o câncer de mama e para também mobilizar a população realiza uma grande caminhada nesta quinta-feira, 27 de outubro. A concentração acontecerá às 08 horas no Largo das Baianas, em Amaralina.

O cortejo seguirá até a Praça Nossa Senhora da Luz (antigo Clube Português), onde serão oferecidos diversos serviços de saúde como orientações sobre o auto-exame das mamas, marcação para exames de mamografia, alongamento e relaxamento orientados por um educador físico, massoterapia e fisioterapia.

A atividade integra a programação do movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, o que mais causa morte entre as mulheres.

O Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas por conta do diagnóstico tardio, ou seja, quando a doença é descoberta geralmente está em estágio avançado.

No ano passado, 166 mulheres morreram em Salvador por conta do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que até o final do ano surjam 780 novos casos da doença na capital baiana.