Dia 20 de junho foi comemorado o Dia Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Para marcar a data, um grande evento foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), com a presença do Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito.

A expectativa é que pelo menos 70 mil crianças estejam vacinadas até às 17h do Dia D em Salvador. Para isso, a população vai contar com quinhentos pontos de vacinação em escolas, supermercados, Igrejas, Associações, Estações de Transbordo, Shoppings, Quartéis e Unidades de Saúde, dentre outros. Serão 4500 pessoas entre profissionais de saúde e voluntários e 170 veículos.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 9 de junho. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar cerca de 211 mil crianças menores de cinco anos até o dia 3 de julho. Mesmo com a erradicação da doença no Brasil, ainda há risco da reintrodução do vírus selvagem no país. “No ano passado não alcançamos a meta de 212 mil crianças, e isso vem se repetindo a cada ano, o que nos deixa preocupados, uma vez que as crianças que não são vacinadas ficam suscetíveis ao vírus que pode vir de outros países da África”, explica a coordenadora do setor de doenças imunopreviníveis da SMS, Ana Rita Vasconcelos.

Por isso, o objetivo da campanha é assegurar que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas. “A campanha garante que essa criança tome pelo menos duas doses da vacina, o suficiente para que ela produza anticorpos contra o vírus”, esclarece Ana Rita.

As crianças menores de um ano devem tomar três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses. Quando completam 1 ano e 3 meses elas devem receber um reforço, e até os 5 anos outras duas doses. “Assim ela estará protegida e o Brasil continuará livre do vírus”, afirma Ana Rita.

A criança que tomou a vacina no ano passado pode ser vacinada novamente. Apenas aquelas que estão passando por quimioterapia, radioterapia, ou esteja com febre alta, ou tomando altas doses de corticóide devem adiar a vacinação, já que a dose não fará efeito.

Poliomielite

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos. A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse e espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene pessoal e de saneamento na moradia e concentração de muitas crianças na mesma casa favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão pode ocorrer durante o período de incubação.

Os sintomas da doença são variáveis e de 90 a 95% dos casos, a pólio não apresenta indício algum. Nos casos em que há paralisia ocorre: instalação súbita da deficiência motora, febre, paralisia, principalmente dos membros (com mais frequência, os inferiores), flacidez muscular e diminuição ou ausência de reflexos profundos na área paralisada. A pólio pode deixar sequelas graves e, em alguns casos, levar à morte. A prevenção é feita através da vacinação, que garante proteção contra a doença por toda a vida.