O Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme é comemorado na quinta-feira, 27 de outubro, e como parte das comemorações, a Secretaria Municipal da Saúde programou uma série de atividades.

Desde o início da semana o Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF), em parceria com as unidades de referência e demais postos de saúde programaram a realização de feiras, palestras, oficinas de autocuidado, rodas de conversa e exibição de vídeos para prestar esclarecimentos acerca da doença, bem como sobre os direitos das pessoas com Falciforme. Também estão sendo feitos acolhimento e sensibilização dos usuários com mobilização e orientação sobre serviços oferecidos na rede municipal.

Os principais objetivos são divulgar questões relativas à Doença falciforme (DF) como causas, sintomas, complicações, tratamento e gestação de alto risco; aumentar a demanda das unidades de saúde de referência; identificar sinais e sintomas; conscientizar a população sobre a importância do teste do pezinho; diminuir o número de resultados que não são resgatados pelos pais; estabelecer aproximação com escolas municipais com inserção do tema; destacar a importância do acompanhamento na atenção básica com intuito de promover saúde através da prevenção de complicações e agravos; orientar quanto à realização da eletroforese no pré-natal; promover orientação para assistência e tratamento de qualidade, dentre outros objetivos relevantes.

Também está sendo trabalhado junto à população o Combate ao Racismo Institucional, além de compartilhamento e esclarecimento de questões referentes à DF no âmbito escolar, através de palestra para professores e alunos.

Já na quinta-feira (27) acontece o Seminário sobre Políticas Públicas para pessoas com Doença Falciforme, promovido pela Câmara Federal, a partir das 09 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), quando se debaterá os avanços sobre o tema e quais as ações ainda necessárias para que Estados e Municípios possam aplicar as intervenções.

Em Salvador, a Prefeitura implantou em março de 2005 o Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme. Desde então, a Secretaria Municipal da Saúde passou a ser responsável por garantir cuidados aos portadores da doença, oferecendo acesso ao diagnóstico, acompanhamento clínico, medicamento, exames de controle/rotina e serviços de média e alta complexidade.

Doença Falciforme

A Doença Falciforme é de origem genética provocada pela alteração dos glóbulos vermelhos (hemácias) e pode causar vários danos à saúde, como obstrução dos vasos sanguíneos, anemia crônica, febre, crises de dor e degradação do sangue. Pode trazer implicações sérias e até mesmo levar a morte caso não tenha assistência adequada. O diagnóstico precoce, acompanhamento regular com equipe de saúde, além de suporte social podem reduzir e até evitar agravos e complicações. A doença é uma das identificadas no exame do pezinho, e pode ser controlada se tratada desde cedo.

A Bahia apresenta a maior incidência no Brasil com um caso a cada 650 nascimentos. Estima-se a existência de 10 mil portadores da doença em todo o estado, necessitando de atendimento especializado e acesso qualificado ao serviço de saúde, tornando o cenário emblemático para avaliação das políticas públicas às pessoas com a doença no Brasil.