A capital conta com 156 salas de aplicação das vacinas recomendadas pelo calendário do Ministério da Saúde.

A descoberta e início da aplicação das vacinas marcaram a história da saúde pública ao redor do mundo. Para destacar a importância da imunização na proteção e erradicação de diversas doenças, o dia 17 de outubro passou a ser dedicado à celebração do Dia Nacional da Vacinação.

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue mobilizando e alertando a população de Salvador sobre os riscos de não manter a caderneta vacinal atualizada. Para garantir o acesso dos usuários, a capital conta com 156 salas de imunização.

O secretário de saúde, Decio Martins, faz apelo aos soteropolitanos e reitera a eficácia dos imunizantes, sobretudo, neste cenário de pandemia. Este dia apenas reforça a importância de tomar todas as doses das vacinas, inclusive, durante a fase adulta. Não existe método mais eficiente no combate de doenças e infecções. Os números falam por si, a vacinação salva vidas, acrescentou.

Apesar do avanço da imunização contra covid-19, a adesão às vacinas do calendário infantil, como a pólio, ainda é inferior à meta estabelecida pelo município. Apenas 28% do público alvo da campanha foi vacinado até o momento.

Além dos postos destinados à vacinação da covid, o município dispõe de todas os imunizantes preconizados no Calendário Básico do Ministério da Saúde, a exemplo da Poliomielite, BCG,Hepatite, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Meningocócica ACWY, tipo C e HPV.

A lista completa com a programação está disponível no site da secretaria: https://www.saude.salvador.ba.gov.br/

Foto: Divulgação