{mosimage} Em Comemoração ao Dia Municipal de Prevenção e Tratamento da Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma série de atividades nesta quinta-feira (15), na Praça Municipal. Profissionais realizaram aferição da Pressão Arterial e desenvolveram atividades educativas junto à população entre 09 e 16 horas. Fotos

A iniciativa contou com a parceria da Área Técnica HIPERDIA, Distrito Sanitário Centro Histórico e Câmara de Vereadores de Salvador.

À tarde foi realizada uma sessão especial sobre o tema no Plenário Cosme de Farias, solicitada pelo vereador Odiosvaldo Vigas. Participaram do encontro Dra. Lucélia Magalhães, médica cardiologista, sanitarista e assessora técnica da Secretaria Municipal da Saúde, Dr. Marcos Andrade, médico cardiologista, Coordenador Médico do Centro Municipal de Referência de Doenças Cardiovasculares Adriano Ponde, e ainda Dr. Pedro Antônio Pereira, médico neurologista, membro do Comitê de Combate ao Derrame. Eles falaram sobre o Acidente Vascular Cerebral, Hipertensão e Diabetes. 

“Há 22 anos a população não tinha idéia da importância de se debater esse tema e por isso as previsões que eram feitas sobre a doença não eram levadas a sério. Hoje o AVC é a doença que mais mata no Brasil e nós precisamos reverter esse quadro através da prevenção. Prevenimos com ações educativas junto a população e também falando sobre o assunto em eventos como esse”, disse Dra. Lucélia Magalhães.  

As principais causas do AVC, conhecido popularmente como derrame, são a hipertensão arterial, o diabetes, o tabagismo e alto colesterol. Alguns sinais de alerta devem ser observados em casos de derrame, como fraqueza de um lado do corpo, dificuldades para falar, assimetria da face, dor forte de cabeça, formigamento e dificuldades de andar ou coordenar os movimentos. No Brasil são registrados cerca de 340 mil casos de AVC por ano, e 1 milhão e 800 mil pessoas vivem com seqüelas da doença.   

AMADHA 

No último dia 3 de outubro a SMS realizou a 2ª Ação Municipal de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Arterial – AMADHA, nos 12 Distritos Sanitários de Salvador. Entre 08 e 17 horas foram desenvolvidas ações nas unidades de saúde para detecção de pessoas com hipertensão e diabetes, a partir da aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar; avaliação de peso/altura; identificação de fatores de risco cardiovasculares; atividades educativas voltadas para o estímulo de hábitos de vida saudáveis e encaminhamento dos suspeitos portadores de HA (Hipertensão Arterial) e/ou DM (Diabetes Mellitus), bem como os já diagnosticados, para as unidades de saúde mais acessíveis aos usuários do Sistema Único de  Saúde. O objetivo da ação foi de contribuir para a redução da morbimortalidade causada pelo avanço crescente da hipertensão, do diabetes e de suas complicações no município de Salvador, através de ações de promoção, prevenção e controle destes agravos. 

Já no dia 24 de outubro será realizada a I Caminha de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial de Salvador, com o tema “previna-se enquanto é cedo e seja feliz sem medo”. O evento será realizado das 8 às 12 horas, do Farol da Barra ao Cristo, com a participação de técnicos da SMS e pacientes das unidades de saúde do município.