De acordo com Helena Ribeiro, técnica do campo temático da hanseníase da SMS, o encontro faz parte de uma série de ações voltadas para a qualificação permanente dos profissionais da pasta

Em alusão ao Dia Municipal da Mancha, celebrado neste sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), promoverá uma Roda de Conversa sobre a Hanseníase, com a participação de gestores, pesquisadores da área e profissionais de saúde da SMS.

A Mesa redonda acontece das 13h30 às 17h, no Auditório da Diretoria de Vigilância à Saúde, situado na Av. Vasco da Gama, 4,209. A mesa tem como objetivo dar abertura às atividades referentes ao Dia Municipal da Mancha, instituído no dia 15 de outubro, através da Lei Nº 5282/199. Durante o evento serão abordados alguns aspectos da doença, bem como do seu diagnóstico e tratamento, com a participação de gestores e profissionais de saúde que atuam na vigilância e atenção à hanseníase, além de pesquisadores da área e demais interessados.

De acordo com Helena Ribeiro, técnica do campo temático da hanseníase da SMS, o encontro faz parte de uma série de ações voltadas para a qualificação permanente dos profissionais em saúde que atuam no acolhimento e no cuidado das pessoas com a hanseníase em Salvador. “Durante o evento iremos debater os pontos que merecem maior atenção dos profissionais que atuam no campo da Hanseníase, visando a melhora continua do serviço prestado para a população. Além de ampliarmos os aspectos de destaque do nosso serviço de acompanhamento. Nesse sentido, a SMS conta com equipes treinadas, qualificadas e cada vez focadas em fazer com que os soteropolitanos compreendam que a hanseníase tem tratamento, e que o município dispõe de um serviço de excelência”, destacou.
Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que acomete principalmente os nervos e a pele. Antigamente era chamada de “lepra”, termo não mais utilizado no Brasil desde a década de 1970.

Os sinais e sintomas incluem manchas em qualquer parte do corpo, com perda da sensibilidade (dormência), que podem atingir o rosto, braços, mãos, pernas e pés. No período de 2011 a 2021, Salvador registrou 3.070 casos novos de hanseníase na população geral. Entre estes, 199 casos novos ocorreram na faixa etária de 0 a 14 anos, correspondendo a 6,5 % do total de casos.

O tratamento é gratuito e se encontra disponível nas unidades de saúde do município, que contam com profissionais capacitados para atuar no Programa Municipal de Controle de Hanseníase. Apesar dos avanços verificados nos últimos anos, o Brasil ocupa a segunda posição na detecção de casos novos e possui 92% do total de casos dos países das Américas, conforme o Ministério da Saúde (MS).