Combate a leptospirose também é destaque com mais de 180 mil imóveis inspecionados este ano

A Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Saúde realizou 1,7 milhões de inspeções em residências do município no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya no primeiro semestre de 2021. A marca expressiva é celebrada no Dia Mundial das Zoonoses nesta terça-feira (06).

Cerca de 2 mil Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuam diariamente e conseguiram livrar os cidadãos soteropolitanos, de mais de 500 mil possíveis criadouros do mosquito no período, intensificando as ações para promoção da saúde e prevenção de doenças transmitidas por zoonoses.

O combate a leptospirose também é destaque na mobilização na capital baiana, com mais de 150 mil imóveis inspecionados neste ano, em 14 bairros estratégicos da cidade para a proliferação dos roedores. A Semana de Ações no mês de junho convocou os munícipes a atuar junto aos agentes de endemia para reduzir a infestação.

Salvador está livre há 17 anos da raiva humana, o fato é atribuído ao trabalho preventivo contra as zoonoses no órgão municipal. “Desde 2004 não notificamos raiva humana na capital, todas as demandas são recebidas e atendidas,. Para controle da raiva, o município faz ações para intensificar a posse responsável, como forma de domiciliar o animal, além de ofertar vacina antirrábica para animais em quase 100 postos disponíveis durante todo o ano”, explicou Isolina Miguez, coordenadora do CCZ.

O monitoramento das doenças na cidade, à exemplo também de esporotricose, doença de Chagas, leishmaneiose
visceral e prevenção a acidentes com animais peçonhentos como escorpiões é realizado por uma equipe multidisciplinar no CCZ composta por Biólogos, Médicos Veterinários e Administrativos.

Para solicitar os serviços prestados e informações do CCZ, o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).