No Dia Mundial da Diabetes (14), unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde realizam ações com o tema “a família e o diabetes”. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto da doença e o papel da família no cuidado e prevenção. Entre as ações, serão realizadas palestras sobre alimentação saudável, avaliação nutricional, orientação de cuidados com os pés para pacientes com diabetes, entre outros.

Em Salvador, há 140 Unidades Básicas de Saúde que atendem os pacientes com diabetes com consultas multiprofissionais, oferta de medicamentos da farmácia básica para o tratamento, além da realização de atividades lúdicas e esportivas em grupos que discutem temas relacionados ao autocuidado. Atualmente, 28.695 pessoas na capital baiana estão cadastradas nas unidades para acompanhamento da doença. Porém o número pode ser ainda maior, já que o cadastro não engloba pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde sem estratégia de Saúde da Família e na demanda espontânea das USF.

Os usuários que precisam de acompanhamento especializado como endocrinologista, cardiologista, nefrologista e nutricionista são encaminhados para os multicentros e unidades de saúde contratualizadas pelo município.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença. A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.