A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em alusão ao Dia Internacional de Luta pela saúde da mulher, e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados neste domingo (28), destaca as ações promovidas pela pasta para esse público durante todo ano, e reforça a importância do acolhimento e do cuidado integral com a saúde das mulheres através de ações promovidas pela pasta.

Na rede municipal, as mulheres têm acesso a exames e consultas ginecológicas em algumas unidades de saúde, além da marcação para outras especialidades como mastologia. A atenção voltada para elas também passa pelo planejamento familiar, que orienta sobre a gravidez e os métodos contraceptivos, além de oferecer alguns anticoncepcionais gratuitamente.

A mais recente ação que proporciona serviços de saúde para o público feminino faz parte do projeto Saúde nos Bairros, que oferece exames como mamografia bilateral para rastreamento e ultrassonografias mamaria bilateral e pélvica (ginecológica). Atualmente o programa está assistindo à população residente no bairro do Calabetão.

Já o Programa Mãe Salvador é outro destaque: proporcionando assistência para mais de 32 mil gestantes, também faz parte das ações, pois amplia a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes do município, facilitando o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo.

A SMS sempre reforça a importância do cuidado para as mulheres em datas importantes, como ocorreu na Feira Março mulher, em comemoração ao mês da mulher, quando diversos serviços foram oferecidos, como ultrassonografias, mamografias, exames e consultas ginecológicas em vários bairros da capital baiana, com foco na população feminina das comunidades, que são as que mais precisam.

“O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Nacional de Redução da Mortalidade Materna são datas importantes na rede SUS, já que chama atenção para essas duas pautas relevantes no que diz respeito ao fortalecimento e ao investimento na saúde da mulher, que é uma prioridade durante todo o ano. Temos na SMS áreas e grupos de trabalho específicos voltados a promoção desses dois aspectos, e a tendência é a de seguirmos melhorando e qualificando essa assistência integral no âmbito municipal, com mais investimentos e qualificação das profissionais e da rede de atenção como um todo”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.