Com o tema “Seja o super-herói da sua saúde”, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador realiza neste sábado (12), em Campinas de Brotas, das 07 às 17h, um mutirão de serviços voltado para o público masculino. A ação é alusiva às comemorações do Dia dos Pais, e funcionará na mesma estrutura do Saúde nos Bairros, no final de linha.

Durante a estratégia, será reforçada a oferta dos serviços direcionados aos homens com consulta clínica, cardiologista, urologista, ultrassonografias de tireoide, urinária e próstata, e eletrocardiograma. Entre os exames laboratoriais que serão ofertados está o PSA, utilizado para diagnóstico do câncer de próstata; testosterona livre, os realizados para identificação da hepatite B e infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros que integram o check-up masculino.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a importância da atividade. “As ações dedicadas ao homem visam, sobretudo neste dia que antecede essa data tão especial que é o Dia dos Pais, conscientizar o homem a se cuidar. Que os papais superpoderosos combatam incansavelmente os maus hábitos e se empenhem, cada vez mais, em promover sua própria qualidade de vida e cuidado com a saúde”, destacou a gestora.

Para ter acesso aos procedimentos, o cidadão deve apresentar documento de identificação e cartão do SUS. Caso não tenha pedido médico, passará por uma consulta no próprio mutirão para adquirir a requisição. O público presente também poderá ter acesso aos serviços já prestados durante toda a semana no local, através do Saúde nos Bairros, como vacinação, exames laboratoriais e de imagens. Em casos indicativos de cirurgias haverá encaminhamento para realização de procedimentos eletivos, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia; além de agendamentos para atendimentos odontológicos e Raio-x.

Durante todo mês, a SMS tem intensificado diversas ações para contemplar o público masculino, já que no dia 15 de julho foi comemorado o Dia Nacional do Homem. A data, instituída em 1992, está voltada ao incentivo à prevenção da saúde masculina, com a realização de exames preventivos com mais frequência. Entre as ações estão diversas edições do Sábado do Homem nos postos de saúde. Nesta última quinta-feira, a UPA Brotas também promoveu uma sessão de musicoterapia para os pacientes.

Já em parceria com o Salvador Norte Shopping, entre os dias 09 e 11, foram disponibilizados no local atendimento médico, vacinas, aferição de pressão arterial, orientações de planejamento reprodutivo e encaminhamento para vasectomia, orientação nutricional, e afins.

A programação será divulgada gradativamente.