Sexta-feira, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. A data marca a luta da população afro-descendente por uma sociedade mais justa. Como parte das comemorações, estão sendo realizadas durante todo o mês várias ações em homenagem à luta e resistência da população negra, que tem Zumbi dos Palmares como mártir.

Salvador, cidade com a maior população negra do Brasil, terá como ponto alto das comemorações a assinatura, pelo presidente Lula, do Estatuto da Igualdade Racial em um ato público na Praça Castro Alves. O evento acontece nessa sexta-feira, às 17h.

O mês de novembro, denominado ”Novembro Negro” é na verdade um chamado a reflexão da situação do negro hoje no país. Salvador é a 2ª cidade em população negra do mundo, ficando apenas depois de Lagos, capital da Nigéria. Aqui também é um dos municípios brasileiros que apresenta maior disparidade étnica. Existe um cenário de desigualdades e marginalização social, no qual grande parte da população é expropriada do seu direito a acesso a bens e serviços, bem como do seu direito político.

Reconhecendo as desigualdades étnico-raciais na saúde da população negra, que a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial na Saúde e dos Núcleos Distritais, desenvolve neste mês algumas atividades como marco comemorativo do “Novembro Negro”.

Os 12 Distritos Sanitários, o Centro de Controle de Zoonoses e a COSAM/ VISAMB desenvolveram atividades relacionadas com a data, indo desde salas de espera que abordaram agravos mais prevalentes na população negra,  a seminários de sensibilização para o tema, feiras de saúde como as da Praça da Piedade e Arenoso (fotos),  e caminhadas junto com a comunidade. Durante os eventos, os profissionais realizaram atividades educativas, enfatizando a promoção, prevenção e cuidados referentes aos agravos mais comuns na população negra. “83% da população de Salvador é negra e é ela a mais vulnerável às doenças, seja pela própria genética ou por conta das condições sociais. A promoção de ações como essa é importante para trazer uma reflexão sobre a situação”, disse a Coordenadora da ASPERS, Sandra Augusto.