“Contra Gripe A é preciso mais que vitamina C”. Este é o tema da campanha que as Secretarias Municipais de Educação e Saúde lançam amanhã, dia 02 de setembro, às 09 horas, na Escola Municipal Carlos Murion (junto à Cidade da Luz, em Pituaçu).

O Dia D contra a Gripe A será para professores, coordenadores e gestores da educação, que vão tirar todas as dúvidas sobre procedimentos e cuidados com a Influenza A. A equipe da Vigilância Epidemiológica da SMS dará orientações sobre a doença, formas de contágio, sintomas e prevenção, que devem ser trabalhadas com crianças, professores e comunidade. A palestrante será a enfermeira Núbia Lino de Oliveira, da VIEP.

O Dia D contra Gripe A acontece nesta terça-feira, mas as 417 escolas do município já trabalham na prevenção da doença, com a distribuição de materiais educativos elaborados pelo Ministério da Saúde. Além disso, os bebedouros foram interditados para que os alunos utilizem o copo descartável ou sua própria garrafa de água, uma das formas de evitar o contágio. Os pais também foram orientados para não encaminharem seus filhos com sintomas de gripe para a unidade escolar, e as secretarias de Saúde e Educação já estão providenciando a aquisição de material de higienização, a exemplo de álcool gel e sabonete líquido para todas as escolas.

Dados da Gripe A na Bahia até o dia 26/08:

·        87 casos confirmados

·        681 casos suspeitos