Promover ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é uma preocupação constante no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, mas durante o carnaval se intensificam as atividades e campanhas para que foliões e população em geral estejam atentos sobre a importância do tema.

Dentro dessa proposta, dois módulos do Projeto Fique Sabendo darão início às atividades gratuitas nesta sexta-feira (17), nos circuitos da folia, com o objetivo de ofertar cuidado integral e acolhimento humanizado aos cidadãos que procurarem os serviços de testagem para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C. No Circuito Dodô (Barra), a estrutura funcionará na Rua Dias D’Ávila (Beco da Off), das 10 às 22 horas. Já no circuito Osmar o módulo está instalado na Praça da Piedade, com funcionamento das 9 às 21 horas.

A vice-prefeita de Salvador e secretária de saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da ação no carnaval. “O clima de festa e descontração faz com que muitas pessoas se descuidem, por isso estamos nas ruas para lembrar da importância do uso do preservativo. Nesse período, as doenças que mais crescem são as sexualmente transmissíveis. Então, o Projeto Fique Sabendo vem com esse intuito de informação, cuidado, alerta e também de oportunizar um diagnóstico sobre a condição sorológica do cidadão para que possamos oferecer qualidade de vida através de tratamento gratuito no SUS e interromper a cadeia de transmissão de doenças”, destacou.

PRESERVATIVOS

Neste ano serão distribuídos cerca de 2,6 milhões de preservativos masculinos e femininos, tanto nos pontos do Projeto Fique Sabendo quanto nos 11 Módulos Assistenciais espalhados por todos os circuitos da folia. O quantitativo é 62% maior do que o distribuído no ano passado.

“Nosso objetivo é incentivar a população para aproveitar o Carnaval de forma consciente e livre de qualquer preocupação. Para isso é de extrema importância o cuidado com a saúde porque, durante a festa, podem surgir algumas situações de risco. Estamos reforçando o pedido para que a população curta com consciência e adote a cultura do sexo seguro e do diagnóstico precoce”, finalizou a secretária de Saúde.

O projeto Fique Sabendo de 2020, em Salvador, diagnosticou 245 pessoas convivendo com infecções sexualmente transmissíveis; dessas, 43 foram diagnosticadas com HIV, 187 com sífilis e 15 com hepatite.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras ISTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento e acompanhamento integral e gratuito, inclusive, com a oferta de medicamentos antirretrovirais. A mesma dinâmica será adotada neste carnaval.