Salvador mais uma vez sai na frente de outras capitais do país para garantir a proteção dos seus munícipes. A partir desta terça-feira (01), a vacinação de reforço contra a Covid-19 com a bivalente será ampliada para toda população a partir de 12 anos. Até então, o imunizante era indicado para a população geral com idade superior a 18 anos, ou a partir dos 12 anos para portadores de comorbidades.
A vacina é indicada como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença com duas doses da monovalente e intervalo de 4 meses da última aplicação. O imunizante oferece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra as variantes que surgiram depois, como a ômicron, que passou a ser transmitida em 2021. A estratégia ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado, na semana passada, o registro do imunizante para crianças a partir de 5 anos.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, comemora a implementação da estratégia. “Estamos muito felizes com a extensão da faixa etária porque, mesmo com reiteradas mobilizações e amplo acesso ao imunizante na rede municipal, a procura estava baixa, alcançado, até o momento, apenas 27% do público-alvo. Agora reforçamos nosso apelo de adesão à vacinação, capaz de evitar formas graves da doença e até mesmo óbitos. Procurem as nossas unidades de saúde, levem seus filhos e protejam-se”, destacou a gestora.

O esquema completo será divulgado no final da tarde.