Serviço seguirá nas unidades básicas de saúde

Com a queda estabilizada do número de pessoas contaminadas, a Prefeitura de Salvador encerrou na última sexta-feira (25) os pontos itinerantes de testagem contra a Covid-19. A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde percorreu os bairros de Paripe, Boca do Rio, Bonfim, Brotas, São Caetano, Pernambués, Itapuã e Pituba.

A ação realizou quase 11 mil testes para detecção da doença, desse total, 3,9 mil apresentaram o diagnóstico positivo. “Mas isso não significa que a doença acabou na cidade, por conta da reversão dos leitos exclusivos. O coronavírus ainda está aí e temos que continuar tomando todos os cuidados para que ele não volte a crescer. Essa é uma responsabilidade de todos nós, e não só da Prefeitura. Precisamos ter consciência disso e continuar seguindo as normas sanitárias e os protocolos de segurança”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

O serviço de testagem seguirá nas unidades básicas de saúde, a SMS divulga a lista diariamente no site saude.salvador.ba.gov.br, em média 40 postos atendem a população com cerca de 100 exames ofertados em cada uma delas. O teste de antígeno fica disponível, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (espécie de cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a orientação é que o paciente busque uma das unidades de urgência e emergência da cidade, entre UPAs e Gripários.