20 foliões buscaram voluntariamente o ponto de testagem contra a Covid-19 exclusivo para atendimento durante o Carnaval 2023, montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris, nesta sexta-feira (17), primeiro dia de funcionamento do módulo. Dois pacientes tiveram diagnóstico positivo para a doença e foram orientados a se isolar para evitar a disseminação do vírus.

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos ressalta que devem buscar a tenda aqueles que apresentarem sintomas gripais para evitar a propagação da doença a outros foliões e até mesmo familiares e pessoas próximas. “Pedimos para que a população colabore, se estiver com sintomas, utilize os equipamentos de proteção, busque imediatamente a tenda e, em caso de resultado positivo, se isole para uma boa recuperação. Essa atitude individual vai evitar um transtorno coletivo, pois reduz significativamente a chance de ‘surtos’ após o carnaval. Paralelamente, para evitar o contágio ou formas graves da doença, o cidadão deve manter a carteira de vacinação atualizada”.

O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentam resultado positivo são atendidas por um médico, que passa as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Caso o cidadão apresente sintomas mais graves, é avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.

Além do ponto de testagem nos Barris, que funcionará até terça (21), entre 08h e 20h, o serviço também pode ser encontrado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PA’s) durante o carnaval. Vale salientar, que nas unidades de urgência e emergência, o teste só será disponibilizado após avaliação médica no paciente sobre a necessidade de realização do procedimento.