O Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, recebe ações de adoção e castração de animais no sábado (16), das 10h30 às 15h30. A iniciativa visa motivar a adoção responsável de animais e a realização de procedimentos cirúrgicos para manter a saúde em dia dos pets. Durante a estratégia acontece também um mutirão de pré-cadastros para a vacina canina V10, que será distribuída de forma gratuita no próximo dia 21.

A ação é em parceria entre as secretarias municipais da Saúde (Diretoria de Promoção Animal), Cultura e Turismo (Diretoria Geral do Centro Histórico) Articulações comunitárias e prefeituras bairro (Prefeitura Bairro Centro/Brotas), Desenvolvimento Econômico (Diretoria de trabalho, emprego e renda) e Ordem Pública com as as ONG’s Adotar Salvador e Marina Adota. O evento também tem o apoio da Associação do Mercado São Miguel.

Os interessados em se qualificar terão oportunidade de se inscrever em um curso de ‘Banho e Tosa’ do Instituto MIX através do programa ‘Treinar para Empregar’.

Para os que desejam adotar, é necessária aprovação em entrevista prévia e doar 10 kg de ração golden filhote ou sênior, ou R$100 para compra de medicação animal. A entrevista avalia se o cidadão está apto para receber um animal no próprio lar. No caso de um felino, por exemplo, são avaliadas questões como o tipo e altura do imóvel e se a morada possui tela protetora, fatores que auxiliam evitar possíveis intercorrências ou devoluções ao abrigo.

Quem precisa castrar o cão ou gato deve levar o animal em jejum com cartão de vacinação e documento com foto do tutor. A iniciativa é fundamental para a redução de doenças reprodutivas, raiva e leishmaniose.

Além da ação especial, o procedimento cirúrgico está disponível na rede municipal de saúde de segunda à sexta-feira. “A castração pode ser feita ainda de forma presencial no Castramóvel ou clínicas conveniadas, ou através de inscrição pelo e-mail agendamento.dipa@ gmail. com. Basta apresentar ou enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal atualizada”, explica a diretora da Dipa, Michele Holanda.

Programação:
10h30 – ABERTURA
11h30 – Benção dos animais
13h30 – Apresentação de cachorros militares
15h – Bingo beneficente com renda revertida para compra de ração para instituições que cuidam de animais na capital
15h30- ENCERRAMENTO