Plataforma permite interação entre a equipe multiprofissional à distância sobre o mesmo caso

Para assistir aos pacientes em tratamento contra doenças respiratórias, como a Covid-19 e com sequelas da doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador implantou a plataforma Join, que permite a interação entre especialistas da rede municipal sobre o mesmo caso à distância com a telemedicina.

Na rede municipal iniciaram o projeto ‘Conecta Covid’ as Unidades de Saúde da Família (USF’s) Vale do Matatu (Brotas), São José de Baixo (Itapagipe) e Federação (Barra-Rio Vermelho); os gripários Barris e da ilha de Bom Jesus dos Passos; Hospital Municipal, além do Sagrada Família. Cada uma recebeu um aparelho para tele interconsulta entre profissionais.

A ferramenta de cooperação é utilizada como modelo em países como o Japão, especialmente no período de crise sanitária, nela é possível retirar dúvidas, realizar diagnósticos através de avaliação de exames laboratoriais, laudos de tomografia e radiografias de tórax via aparelho portátil, como forma de fortalecer uma segunda opinião formativa, além de uma melhora no tempo resposta entre generalistas e especialistas, tudo isso através de tablet ou smartphones.

O coordenador médico dos Barris, Abevailton Silva ressalta o caráter complexo da Covid-19 e afirma que o aplicativo dispõe o cuidado integral de diversos profissionais para tratar o agravo. “Vamos analisar o paciente, de acordo com sua faixa etária e os profissionais poderão compartilhar experiências consolidadas nessa oportunidade, isso dá mais segurança na conduta com mais fundamentação para tratar aquele caso”.

O titular da pasta, Leo Prates esclarece que uma das funções da plataforma é poder acompanhar à distância aquele paciente mesmo após a alta hospitalar. “No sistema vamos monitorar toda a evolução do caso e mesmo após a internação, o indivíduo vai ter toda a assistência para uma boa recuperação, retornando para o lar com mais segurança. Isso, nos dá a tranquilidade, de que Salvador segue atenta em ofertar condições para uma qualidade de vida e saúde para aqueles atingidos pelo vírus”.