A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (21) aviso sobre os horários das provas do concurso público para a área de saúde, a ser realizado no próximo domingo (25), em Salvador.

Os candidatos aos cargos de auditor em saúde pública, fiscal de controle sanitário, sanitarista e profissional de atendimento integrado fazem prova no turno da manhã, a partir das 9 horas. Já aqueles que concorrem às vagas de técnico em serviços de saúde e auxiliar em serviços de saúde, farão o concurso à tarde, a partir das 15h30.

O aviso de convocação com as orientações aos candidatos foi publicado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) no Diário Oficial do Município e também está disponível na página de concursos da Prefeitura, no endereço www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/concurso. O processo seletivo é realizado pela Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) e conta com 105.567 inscritos, para um total de 3.647 vagas ofertadas.

As provas para os cargos de nível superior terão duração de 4h30, englobando a aplicação de prova objetiva e redação. No caso dos candidatos às vagas de nível médio e técnico, que farão apenas prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, a duração será de 4 horas. Os candidatos ao cargo de auditor em saúde pública, por sua vez, vão dispor de 5 horas para responder as provas objetiva e discursiva (para esse cargo, não haverá redação).

Instruções aos candidatos

A coordenação do concurso orienta o candidato a imprimir o cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da Fundação Cesgranrio, e apresentá-lo no dia da prova, juntamente com o documento de identidade original válido, com o qual efetuou a inscrição. É importante chegar com antecedência de uma hora ao local da prova e levar caneta esferográfica transparente de tinta preta, como previsto no edital. O candidato só poderá se ausentar da sala uma hora depois do início da prova. E por motivos de segurança, não poderá levar o caderno de questões.

Também não será permitido o porte e uso de armas, de aparelhos sonoros, fotográficos, de comunicação ou de registro eletrônicos ou não, a exemplo de telefones celulares, agendas, relógios não convencionais, pagers, microcomputadores portáteis ou similares. É vedado, ainda, o uso de óculos escuros ou acessórios como chapéu, gorro, boné ou protetores auriculares.

Concorrência

A maior concorrência, entre todos os cargos ofertados, é o de auditor contábil, com 365 candidatos por vagas – existem duas vagas para essa função e 731 profissionais inscritos. Em seguida, estão os cargos de auditor enfermeiro (237), fonoaudiólogo (215), fiscal sanitário fisioterapeuta (198,33), técnico em radiologia (197,50), auxiliar em serviços de saúde-cuidador (183,73), auditor médico (160), auxiliar em saúde bucal (141,54), oficineiro (138,20), fisioterapeuta com área de atuação no Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (129,86), fiscal sanitário biólogo (126,13), fiscal sanitário biomédico (113,50), fiscal sanitário nutricionista (100,75), auditor farmacêutico (93), educador físico/Nasf (92,36) e fiscal sanitário médico veterinário (90,5).

Para as 588 vagas destinadas a médicos, concorrem 2.283 profissionais. A maior concorrência está na área de oftalmologia, onde existem 65 inscritos para as duas vagas abertas pelo concurso. Entre os psicólogos, são 3.191 candidatos na disputa das 117 vagas. As 148 vagas para assistentes sociais atraíram 5.589 candidatos.

O concurso atraiu um número significativo de enfermeiros. Estão inscritos 20.797 candidatos para as 580 vagas disponíveis na administração direta, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Programa Saúde da Família (PSF) e Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência Móvel e Fixa da Secretaria Municipal da Saúde. A maior concorrência é para o PSF, com um total de 12.357 inscritos para 202 vagas ofertadas (média de 61,17 candidatos por vaga).

No caso dos técnicos de enfermagem, 27.612 profissionais vão concorrer às 894 oportunidades criadas nas unidades de saúde do Município. Nesse caso, a maior procura é pelas 371 vagas do PSF, que contabiliza 15.422 técnicos inscritos. Para a função de cuidador existem 7.533 inscritos e 41 vagas, enquanto para oficineiro, 3.455 candidatos competem pelas 25 vagas.