inaugura_gamboa

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, reabriu hoje (24) a Unidade de Saúde da Família Iraci Isabel da Silva, após uma reforma que durou seis meses. Fotos

A USF Gamboa, como é mais conhecida, foi ampliada e conta agora com oito consultórios, além de salas de espera, vacina, curativo e procedimentos, o que permitiu a ampliação das equipes de trabalho. Antes, apenas uma prestava atendimento na unidade, agora são três equipes de saúde da família, compostas por seis médicos e três dentistas. Com isso, o número de usuários beneficiados pelo Sistema Único de Saúde sobe de 4 mil para 12 mil pessoas. A reabertura da USF agradou os moradores da região que lutaram anos pela implantação da unidade de saúde. Maria José Araújo, que integra o Grupo de Mulheres da Gamboa, afirmou que a ansiedade pela reabertura da unidade era grande. “A comunidade não vai mais precisar ir para longe marcar e realizar consultas e exames. Está todo mundo feliz e satisfeito. O que era bom agora ficou melhor”.

A ampliação da Unidade de Saúde da Família vai beneficiar moradores da Ladeira da Conceição da Praia, Travessa Democrata, Avenida Contorno, Gamboa de Cima e Gamboa de Baixo, Solar do Unhão, Largo dos Aflitos, Largo Dois de Julho, Areal de Cima  e Areal de Baixo, Ladeira da Preguiça e Ruas Carlos Gomes, Banco dos Ingleses, do Sodré, Gabriel Soares, Tuiuti e adjacências. A iniciativa é comemorada pela gerente da unidade, Lília Araújo. “A reforma representa para os profissionais de saúde uma melhora significativa nas condições de trabalho. Além disso, permite que um número maior de pessoas seja beneficiado pelo serviço, já que a capacidade instalada foi ampliada”. Ubiratan de Oliveira, presidente da Associação Comunitária Dois de Julho, também comemora a reforma e reabertura do posto em um momento delicado. “Bom para melhorar a prevenção em um momento em que a dengue e a meningite, por exemplo, preocupam a população”, afirma.

A unidade também implantou uma equipe de acolhimento para otimizar os atendimentos. “Muitas vezes o paciente não precisa de determinado exame. Para orientá-lo melhor, ele passará por esta equipe de profissionais que irá dar resolutividade ao caso. Dependendo da situação, o paciente será encaminhado para marcação de consulta, será atendimento ou se necessário, referenciado para outra unidade de saúde que ofereça o tratamento indicado”.

O Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito, afirmou que havia uma necessidade de ampliação da assistência na região, mas a unidade de saúde funcionava precariamente, sem uma estrutura física adequada. “Estamos oferecendo para o profissional, condições ideais de trabalho e um atendimento digno para população”, afirmou.

Desde que assumiu a pasta, em abril de 2008, o secretário José Carlos Brito já construiu, reformou ou ampliou 40 postos de saúde, 8 deles em parceria com a Sesab. Só este ano, serão 10 novos postos reformados e ampliados entregues à população.