Com um investimento de R$ 2,5 milhões de reais, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, assinou nesta sexta-feira (02) ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família da Polêmica.

“Estamos assumindo compromisso com a comunidade da região e adjacências de ofertar serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico. A construção desta unidade é fruto de um intenso processo de reivindicação desta população para implantação de um equipamento de saúde que atendesse às suas necessidades, uma vez que existe um vazio assistencial em relação aos serviços de saúde”, destacou Decio Martins, secretário de Saúde.

A Unidade de Saúde da Família terá capacidade para atender 700 pessoas por dia através da atuação das 04 equipes de Saúde da Família com 04 equipes de Saúde Bucal. A unidade de saúde prestará assistência, prioritariamente, a população da área adstrita à região da Polêmica, com aproximadamente 16.000 pessoas a serem cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade, será ofertado de serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, atenção ao pré-natal e imunização, além de realização de visita domiciliar, marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e confecção do Cartão SUS.

“Em dezembro de 2012 a cobertura da atenção primária à Saúde no Distrito Sanitário de Brotas, onde a nova unidade de saúde estará inserida, era de 36%. Com a entrega deste equipamento subirá para 43%, totalizando 7 postos de saúde na região, o que demonstra um importante incremento na oferta de serviços. O total investido para construção desta unidade é oriundo dos cofres municipal’, finalizou Decio Martins.