Em clima de festa, moradores recebem visita da vice-prefeita e secretária da saúde Ana Paula Matos

Neste mês de julho, o promissor programa Saúde nos Bairros completa 04 meses de serviços prestados e um saldo de mais de 210 mil procedimentos realizados em 09 regiões populosas de Salvador. A ação garante cuidado, acolhimento e assistência integral à população, principalmente daqueles que tiveram comprometimento no acompanhamento de rotina durante a pandemia.

Neste final de semana, o Saúde nos Bairros encerra suas atividades no bairro de Valéria, após cerca de 15 dias na localidade e já se prepara para outros dois novos destinos a partir de agosto, com a oferta de consultas, exames e vacinação, dentre outros serviços. No Nordeste de Amaralina, beneficiado simultaneamente com o projeto, os serviços serão prestados até o dia 24 de julho.

Em clima de festa, os moradores receberam nesta quinta-feira (20), a visita da vice-prefeita e secretária da saúde, Ana Paula Matos, e destacaram a importância da ação. “Estamos muito felizes com o atendimento realizado. Gostaria de agradecer à secretária Ana Paula por trazer o projeto ao nosso bairro, porque muitas vezes nossa comunidade é discriminada. Mas ela trouxe várias especialidades, profissionais maravilhosos e entrosados, e fez muito sucesso”, declarou a moradora Luciana Magalhães, paciente atendida pelo Saúde nos Bairros.

Assim como Luciana e seu cônjuge, outras centenas de pessoas também foram beneficiadas no local. “Quando se fala em mutirão, a gente tem em mente que é algo ruim, que vai ser maltratado, ou que o serviço não será bem prestado. Mas os profissionais foram maravilhosos, nos trataram com toda educação. Foi a primeira vez que fiz a mamografia, a profissional foi toda delicada cuidando da gente. O urologista cuidou do meu marido que é cadeirante e tinha exames há muito tempo sem fazer, conseguiu fazer aqui. Teve transporte para pessoas daqui fazerem exames complementares em outros locais, levando e trazendo de volta, algo que nunca tinha. Só tenho uma palavra para tudo isso: gratidão”, finalizou Luciana.

Seguindo com a oferta de assistência à população, o Saúde nos Bairros percorrerá os 12 Distritos Sanitários de Salvador. “Pude sentir e enxergar em cada rosto a gratidão e o alívio daqueles que chegaram com suas demandas e conseguiram ser integralmente atendidos e assistidos. Cada bairro que passamos reforça o objetivo de honrar o compromisso de oferecer uma assistência de qualidade para o nosso povo”, comemorou Ana Paula Matos.

Fotos: Adam Vidal