Para combater o aumento de casos de leptospirose, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu continuidade, nesta segunda-feira (18), ao trabalho iniciado no último dia 4, de desratização em residências do bairro de Tancredo Neves, onde foi registrado um dos mais altos índices de infestação na cidade (25%). A leptospirose é uma doença transmitida pelo rato que, se não for diagnosticada precocemente, pode levar o doente à morte.

O trabalho dos agentes de zoonoses é dividido em três etapas, realizadas a cada 10 dias. Na primeira eles fazem o levantamento do índice de infestação da área, observando a disposição do lixo, armazenamento de água e presença de animais em terrenos baldios, entre outros. Ainda nessa etapa, é feita a primeira desratização, utilizando iscas parafinadas e pó de contato. Esse processo é reforçado nas duas visitas seguintes. Por fim, a equipe retorna para conferir a eficácia do trabalho.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle de Roedores do CCZ, Helena Maria Farias, ações semelhantes já foram realizadas este ano, nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário e Pau da Lima. Depois de Tancredo Neves, o trabalho seguirá para São Cristóvão, no distrito Itapuã, e também para as áreas de Itapagipe e Liberdade.

Sintomas – Transmitida principalmente pela urina do rato, a leptospirose é caracterizada pela febre alta, olhos e pele amarelados, urina escura e dores musculares, em especial na panturrilha, parte do corpo conhecida como batata da perna. “Muitos pacientes não conseguem nem andar até o local de atendimento de saúde”, explica a coordenadora, lembrando que, em casos mais avançados, pode também haver o sangramento pelo nariz.

Além do serviço de desratização, ação do Centro de Controle de Zoonoses tem o objetivo de orientar a população visando à adoção medidas que evitem a proliferação da doença. Neste sentido, é muito importante cuidar do lixo de casa, que deve ficar em recipientes bem tampados, de forma a impedir o acesso dos animais.

“Outra medida importante é lavar e guardar à noite os utensílios usados na alimentação de animais domésticos. Há muitos casos em que a comida acaba sendo consumida pelos ratos”, alerta Helena. Ela orienta  também que, em casos de alagamentos, é fundamental lavar a casa utilizando água sanitária para evitar a contaminação pela urina de rato, e ainda tampar buracos em paredes e telhados, para impedir o acesso dos animais à residência.