Desde o início da manhã desta sexta-feira (02), a população da região Itapagipana voltou a contar com os serviços do Centro de Saúde Mental e Reabilitação Álvaro Rubin de Pinho, no bairro do Bonfim.

Após uma ampla requalificação que envolveu a recuperação total do prédio, climatização de ambientes e ampliação da farmácia, a unidade foi reaberta para o atendimento multidisciplinar envolvendo a atenção especializada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outras categorias profissionais, desenvolvendo plano terapêutico individualizado para cada paciente acompanhado.

A reestruturação também proporcionou a implantação do novo serviço de reabilitação de adultos e crianças, através do Programa Viver sem Limites. O serviço proporcionará atendimento especializado às pessoas portadoras de deficiência (permanente ou temporária) através de recursos terapêuticos que buscam promover a locomoção, comunicação, autonomia e independência do paciente, contribuindo para sua inserção na sociedade.

“Mesmo sem nenhuma contrapartida federal, a Prefeitura investiu recursos próprios na reestruturação total dessa unidade por entender a importância assistencial e social que esse equipamento tem para comunidade. Estamos restabelecendo  o atendimento hoje num prédio muito bem construído, dando conforto e qualidade aos usuários da região”, afirmou José Antonio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.

Durante a reabertura da unidade, o servidor público José Raimundo da Conceição, 59 anos, que sofreu de um acidente vascular cerebral em 2013 e foi acolhido no Rubin de Pinho, prestou uma declaração emocionada aos colaboradores que atuam no centro de reabilitação.  “Cheguei aqui sem falar, numa cadeira de rodas e, hoje, estou de pé conseguindo realizar minhas funções no trabalho normalmente. Por isso quero agradecer ao pessoal desde a recepção até a fonoaudiologia pelo atendimento maravilhoso que recebi e não deixa a desejar a clínica particular nenhuma”, agradeceu o paciente.

Estrutura – Com uma equipe composta por 35 profissionais que tem a capacidade de atender mais de 13 mil pessoas por mês, o Centro de Reabilitação Álvaro Rubin de Pinho possui 15 consultórios médicos, dois ginásios de reabilitação adulto e infantil, um centro de abastecimento farmacêutico, uma sala para realização do eletroencefalograma, além de sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais e uma base descentralizado do SAMU para uma assistência rápida às ocorrências de urgência e emergência da região.