Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu os usuários dos 18 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Dique do Tororó, para uma apresentação especial da Banda CAPS.

Cerca de 70 pacientes participaram da atividade inclusive onde compartilharam suas experiências e tiveram momentos de orientações, diálogo, conivência, fraternização e comunhão. Considerando o conjunto de cuidados do corpo e da mente, os profissionais também proporcionaram atividades físicas, com alongamentos, dança e meditação.

Há mais de 17 anos sendo assistido pelo CAPS São Caetano, José Jorge Pinto destacou a importância do acolhimento na rede e de oportunidades como essas. “Tudo mudou desde que iniciei esse acompanhamento, pois no CAPS encontro muito do que preciso, principalmente, a musicalidade, que gosto muito. Aqui estamos confraternizando com alegria e música, o que está me fazendo muito bem e aos meus amigos”, disse.

Outro participante animado com as atividades foi o Patrick Nunes, também do CAPS São Caetano. “Muito especial esse momento, me sinto muito melhor desde que passei a fazer parte da rede, onde participo de esportes, atividades de música, assim como essa, estou muito melhor”, afirmou. O Presidente da Associação Metamorfose Ambulante, Eduardo Cáliga, ressalta a importância da garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental. “Enquanto usuário da rede, e ativista da luta antimanicomial, considero esse dia muito importante, pois é de lazer, de celebração ao cuidado com a saúde mental. E aqui nessa manhã, dizemos que podemos estar em qualquer lugar além das paredes do CAPS, é possível estarmos na rua e convivermos com as demais pessoas”, destacou.

De acordo com Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS, “ações como essa são de grande relevância, pois a socialização faz parte das nossas vidas. E hoje, neste dia tão importante para o fortalecimento da atenção à saúde mental, estamos aqui proporcionado um cuidado ampliado, com alegria e humanização”.

O gerente do CAPS São Caetano e um dos organizadores da atividade Pablo Miranda, destacou o objetivo da ação e os efeitos positivos para os acolhidos. “Reunimos todos os nossos usuários para essa apresentação da Banda CAPS, que é também composta por acolhidos na nossa rede de Atenção Psicossocial, e também os profissionais que atuam diretamente com eles, visando reintegrar esses usuários à sociedade. Um momento oportuno de reflexões, capaz de ajudar a transformar essas vidas, já que muitas dessas pessoas muitas vezes são excluídas da sociedade; e nós temos essa função, de fazer com que se sintam parte do todo”, explicou.