A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove neste sábado (15), mais uma Ação Especial de Controle Vetorial – atividade de bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida espacial a UBV, nas localidades com maior incidência de casos prováveis de arboviroses. Desta vez, será realizada no Bairro da Paz e Mata Escura, das 09h às 13h.

As equipes de agentes de combate às endemias farão aplicação de inseticida Ultrabaixo volume (UBV) em um raio de 100 metros a partir do local de residência do munícipe acometido pela doença e, quando necessário, farão também a aplicação de inseticida de efeito residual. Para além disso, reforçarão a inspeção com eliminação ou tratamento de criadouros do mosquito com larvicida. De forma educativa será feito trabalho conscientização e prevenção, serão deixadas mensagens educativas nos imóveis que durante o ciclo de visita domiciliar, nos dias úteis, estavam fechados.

De acordo com Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde, estas ações especiais nos bairros de maior incidência de casos suspeitos são essenciais para controle e prevenção da doença:

Nestas inspeções para controle vetorial, além da aplicação de inseticida, as equipes de agentes irão dialogar em busca de informações dos munícipes sobre possíveis rumores de adoecimento por dengue, zika e chikungunya. Reforçamos a importância do apoio dos moradores da comunidade e contamos com a colaboração de todos para o combate ao mosquito ”, declara.

Durante os próximos dias, o CZZ seguirá realizando diversas ações educação e mobilização social vigilância, prevenção e controle de vetores transmissores de arboviroses nos doze Distritos Sanitários de Salvador.