A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCz), promove nesta terça-feira (28), e na quinta (30), mutirões de combate ao Aedes aegytpti, no Imbuí e na Boca do Rio, respectivamente. Os mutirões realizados em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), mobilizam dezenas de agentes de combate as endemias, que seguem colocando em prática uma série de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

O mutirão no Imbuí será iniciado na rua da Bandoleira (bate facho), a partir das 09hs. E seguirá na quinta-feira (30), também às 9h, na rua Manoel Ribeiro (alto do sossego), na Boca do Rio. De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, o órgão está intensificando as ações de visitas domiciliares e estimulando a realização de mutirões de limpeza, para remoção de criadouros visando a redução dos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, promovendo uma série de ações como esses mutirões, além das visitas diárias dos agentes de endemias em todos os distritos sanitários de Salvador.

“São mutirões para realização de inspeção e tratamento com uso de larvicida, orientando a população sobre o descarte de depósitos existentes no intradomicilio, tendo como parceiros o apoio da equipe da LIMPURB, com suporte humano, de máquinas e veículos para a realização desta atividade em conjunto com o CCZ”, explica

Conforme Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, os mutirões são ações preventivas importantes de combate ao Aedes, mas “toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e aproveitar a visita dos agentes e reproduzir o que eles realizam, por isso, nas visitas domiciliares o CCZ além de realizar a inspeção, promove ações educativas e caso haja foco em criadouros que não possa ser eliminado aplicar o larvicida. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya os agentes realizam também o bloqueio espacial com aplicação de inseticida”, explica.

Ela explica, ainda, que além de ações a exemplo dos mutirões, “o CCZ promove um trabalho de conscientização continua junto à população “Com a utilização de materiais educativos, rodas de conversas e escuta sensível para alertar a população sobre os riscos à saúde devido a presença do mosquito e a forma de eliminá-los. É sempre importante ressaltar o papel fundamental que cada um tem para manter suas casas e comunidades livres de focos do Aedes, com medidas simples que devem fazer parte da rotina de cuidado com suas residências”, elenca.

Confira alguns cuidados que podem ser adotados contra o Aedes Aegypti:

Fique atento a lixeiras e sacos abertos, lixo no chão e em locais incorretos. Espelhos d’água podem servir de criadouros para larvas. Brinquedos em parques com água empoçada também podem oferecer risco. Imóveis fechados ou abandonados são áreas de possível proliferação. Verifique se há contêineres de lixo abertos e com água parada.

Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas. Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água. Mantenha a caixa-d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa-d’água. Faça sempre a manutenção de piscinas e fontes, utilizando os produtos químicos apropriados. Lave bebedouros de animais semanalmente com bucha ou escova. Brinquedos devem ficar em locais cobertos. Pneus devem ser guardados em locais cobertos. Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. Coloque o lixo em sacos plásticos, mantenha a lixeira bem fechada e descarte corretamente.