Manter os soteropolitanos livres do mosquito Aedes Aegypti durante os festejos do verão é uma meta permanente da Prefeitura de Salvador. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou o trabalho focado no circuito da tradicional festa do Bonfim. Os Agentes de Combate às Endemias, iniciaram ações especificamente na região do Bonfim, nesta segunda-feira (09), realizam a pulverização de inseticida. Nesta terça-feira (10), o trabalho prossegue nos arredores da Conceição da Praia, e por todo o Comércio.

De forma paralela as equipes que realizam o trabalho de inspeção focal, inspecionam todo o circuito itinerante, buscando imóveis, estabelecimentos, equipamentos, terrenos e etc. procurando possíveis depósitos com focos do mosquito Aedes aegypt, durante o percurso da lavagem. Nesta terça (10) os agentes que fazem parte desta equipe estarão no Largo de Roma e dos Dendezeiros.

O Secretário Municipal da Saúde, Décio Martins, ressalta a importância da ação. “Salvador é reconhecida internacionalmente por promover grandes festas populares, que também requerem o mais pleno cuidado com a saúde dos participantes. Nesse sentido, atuamos também de forma preventiva, por meio do CCZ, para que todos tenham uma festa segura, livre do Aedes e das doenças que esse mosquito causa”, destaca.

Durante as inspeções zoossanitárias, os agentes de endemias inspecionam e removem depósitos focados, e se necessário realizam o tratamento com uso de larvicida. As abordagens têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos de criadouros para evitar a proliferação dos mosquitos. Além disso, também é realizada ações de conscientização entre comerciantes locais e visitantes, já que se trata de pontos turísticos de grande circulação de pessoas, atuando com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

A subcoordenadora de ações do CCZ, Cristina Guimarães, explica como é feito o trabalho do CCZ, que deve ser aliado à conscientização da população residente nessas regiões e seus entornos. “Trabalhamos durante todo o ano para o controle da infestação do mosquito e de forma estratégica durante o período do verão, quando diversos festejos acontecem, a exemplo dessa grande festa, que atrai milhares de pessoas. Inspecionamos estabelecimentos, equipamentos, terrenos, imóveis abandonados, ou seja, pontos estratégicos, onde são elevadas as chances de encontrar focos do mosquito Aedes, contudo, todos devem se manter atentos e conscientes de que iniciativas simples colaboram muito para que tenhamos nossas festas populares livres do Aedes”, explica.

Os Agentes do CCZ continuam realizando visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital durante todo o verão. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deve entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).